TOLEDOT
A parashá Toledot, que significa “História”, conta a vida de Yitzhak e Rivka com seus dois filhos, Esav e Yaakov.
A parashá inicia com Yitzhak clamando a D’us em favor de sua mulher pois a mesma não tinha filhos, D’us atende sua oração e Rivka engravida pouco tempo depois. Durante sua gestação Rivka sofre de dores causadas por “chutes”, então pergunta a D’us o motivo de tantas dores e Ele a responde dizendo que haviam duas nações brigando dentro de seu ventre e que elas sempre serão rivais e uma sempre irá se sobrepor sobre a outra que por sua vez a servirá.
Durante o parto dos gêmeos o primogênito nasceu “Esav” ou seja “pronto”, com muitos pelos e cabelo já formado, enquanto o mais novo nasceu agarrado ao calcanhar do mais velho sendo assim chamado de “Yaakov”, “segura pelo calcanhar”
Ambos crescem e Esav se torna um exímio caçador enquanto Yaakov, um homem caseiro, sendo os filhos preferidos de Yitzhak e Rivka respectivamente. Em um certo dia, após ir a caça, Esav retorna faminto e vê seu irmão preparando um cozido de lentilhas e logo pede a ele um prato. Yaakov oferece o prato em troca do direito à primogenitura e Esav desdenha da mesma e a dá a seu irmão.
Anos após esse acontecimento uma grande fome assola a terra de Yitzhak que vai até G’rar se apresentar ao rei e pedir permissão para cultivar em suas terras, logo D’us lhe avisa para não descer até o Egito pois a terra onde estava era a prometida a Avraham e geraria centenas de gerações e prosperidade a seu povo. No mesmo ano Yitzhak colheu cem vezes mais do que o que semeou por conta das bênçãos do Eterno.
Após se assentar na terra de G’rar homens locais perguntam a Yitzhak sobre Rivka e ele mente lhes dizendo que ela seria sua irmã. Após um longo tempo o rei de G’rar vê Yitzhak acariciando Rivka e lhe confronta do porque tinha mentido, ele responde dizendo que temia que o matassem para tomar Rivka como esposa.
Depois de muito tempo assentado em G’rar, Yitzhak prosperou e se tornou mais poderoso que o próprio rei e seus comandantes que decidem por expulsá-lo, mas após ver que D’us estava ao lado de Yitzhak eles o pedem perdão e propõem um juramento de não agressão mútua.
Quando Esav tinha 40 anos, ele, assim como seu pai, se casou, porém ele tomou para si duas mulheres idólatras que amarguraram o espírito de Yitzhak e Rivka.
Yitzhak envelheceu e cego ficou, assim chamou a Esav em sua tenda para lhe dar a bênção de sua primogenitura e lhe pediu para preparar uma caça. Ouvindo isso, Rivka chamou a Yaakov e pediu para que ele tomasse um cordeiro, assasse sua carne, o tosasse e colasse os pelos em seu braço com o fim de enganar a seu pai. Assim ele fez e Yitzhak deu-lhe a bênção da primogenitura e com isso todos os seus bens e propriedades. Ao chegar da caça Esav vai de encontro com seu pai e ao perceber que Yaakov havia lhe roubado a benção Esav se ira e jura Yaakov de morte que foge para Haran.
Principais lições da parashá Toledot
As Consequências das Ações: As escolhas que fazemos, mesmo que pareçam pequenas, podem ter um impacto significativo em nossas vidas e nas vidas dos outros.
A Fé e a Esperança: Em tempos de dificuldade, a fé e a esperança podem nos dar força para superar os desafios.
O Perdão e a Reconciliação: A história de Yaakov e Esav nos ensina sobre a importância do perdão e da reconciliação.
As Consequências das Escolhas: As ações de Esaú e Jacó demonstram que nossas escolhas têm consequências duradouras. As decisões que tomamos hoje moldam nosso futuro.
Reflexão
Quantas vezes não somos afetados pelo ódio e inveja de nossas conquistas ? Quantos falsos amigos não desdenham de nossos méritos e provocam a nós uma raiva desproporcional ? Isso não vem de hoje.
O Rei Davi escreve o Salmo 35 dedicado a falsos aliados, conspiradores e aqueles o desejavam o mal, pois mesmo que tenha os tratado como amigos e irmãos, orado por seu sucesso e suplicado ao Eterno por sua segurança, os mesmos comemoraram suas quedas e derrotas e o zombaram e caçoaram em público. Contudo, é necessário dar valor a nossos inimigos e opositores.
Em Provérbios 25:21 Salomão escreve: “Se alguém que o odeia está com fome, dê-lhe de comer; e, se está com sede, dê-lhe de beber.”. O jurista Rui Barbosa afirma que por mais desgastante que sejam as maldades causadas pelo homem raramente maior serão os prejuízos infligidos por esses do que o bem que nos fazem. Nossos contratempos, nossas dificuldades e nossos inimigos nos fortalecem e moldam nossa persona. Yosef nunca teria sido vice-rei do Egito se não fosse pela inveja e ódio de seus irmãos.
Yitzhak herdou de seu pai diversos poços, que foram fechados pelos filisteus por pura inveja e ódio. Yitzhak voltou a cavar os mesmos poços. Os filisteus então começaram a atribuir para si a propriedade dos poços e então Yitzhak os ignorou, voltou a cavar outros poços, foi expulso de onde morava, enfrentou novamente os filisteus pela disputa dos poços, até que então cavou um poço onde não enfrentou nenhum contratempo e o Eterno abençoou o poço e deu frutos naquela terra.
A persistência ante nossos desafios nos torna mais fortes e fazem com que aprendamos cada vez mais com nossos erros e acertos.
( Avraham ben Avraham Avinu )
Publicar comentário